Thursday, November 20, 2008

Mulher Adormecida


“Moro no ventre da noite:
sou a jamais nascida.
E a cada instante aguardo a vida.


As estrelas, mais o negrume
são minhas faixas tutelares,
e as areias e o sal dos mares.


Ser tão completa e estar tão longe!
Sem nome e sem família cresço,
e sem rosto me reconheço.


Profunda é a noite onde moro.
Dá no que tanto se procura.
Mas intransitável, e escura.


Estarei um tempo divino
como árvore em quieta semente,
dobrada na noite, e dormente.


Até que de algum lado venha
a anunciação do meu segredo
desentranhar-me deste enredo,


arrancar-me à vagueza imensa,
consolar-me deste abandono,
mudar-me a posição do sono.


Ah, causador dos meus olhos,
que paisagem cria ou pensa
para mim, a noite densa?”

Cecília Meireles

Labels: ,

5 moonlovers:

Blogger Helena said...

Por vezes também "Moro no ventre da noite", enquanto adormeço os passos...

Gosto do que tenho lido de Cecília Meireles, embora confesso, que só a conheci através da divulgação que muitas pessoas lhe têm feito por aqui, e por outros lados.

Esta fica como a segunda beijoca:-).

Sunday, November 23, 2008 1:40:00 am  
Blogger moonlover said...

Goddess, foi aqui nos blogs que li pela 1ªvez Cecília e logo fiquei fãn!
Ela consegue passar para um poema sentimentos comuns.

um beijo,
moon

Sunday, November 23, 2008 4:18:00 am  
Blogger Lia said...

Eu sou uma fã dos poemas de Cecília..

Pequena Flor
de Cecília Meireles

Assim repleto de acasos e todo coberto de lágrimas
Há um coração

Desejo de Regresso
de Cecília Meireles

Porque há doçura e beleza
na amargura atravessada,
e eu quero memória acesa
depois da angústia apagada.
(...)

Monday, November 24, 2008 1:29:00 pm  
Blogger AC said...

Pela foto (e como ADORO a foto) Mulher Despertada :)

Gosto muito deste:
"consolar-me deste abandono,
mudar-me a posição do sono."

Saudações à Sra Meireles, e Abraço buerererere da pegajoso no olhar.

Friday, November 28, 2008 1:55:00 am  
Blogger moonlover said...

Tainha,
obrigada
gostei mt do poema que aqui deixaste
um beijo,
moon

Dias,
claro que reconheceste a foto ;)
a Srª MEIRELES descreve na perfeição
os sentimentos.

Abraço megapegaforte ;^)
*b

Sunday, November 30, 2008 1:00:00 am  

Post a Comment

<< Home