Thursday, August 03, 2006

Cãntico Negro



‘Vem por aqui» — dizem-me alguns com olhos doces,

Estendendo-me os braços, e seguros

De que seria bom que eu os ouvisse

Quando me dizem: «vem por aqui»!

Eu olho-os com olhos lassos,

(Há, nos meus olhos, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,

E nunca vou por ali...


______,,________

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!

Ninguém me peça definições!

Ninguém me diga: vem por aqui»!

A minha vida é um vendaval que se soltou.

É uma onda que se alevantou.

É um átomo a mais que se animou...

Não sei por onde vou,

Não sei para onde vou,
- Sei que não vou por aí!

José Régio

7 moonlovers:

Blogger Unknown said...

Olá

Sou fervorosa e apaixonada por este poema do José Régio desde longa data, algures teve também a sua homenagem no meu blog...
Fiz dele um hino em tempos de adolescência e continua pelos passos da vida a sê-lo.
É importante saber que não queremos ir por ali, mesmo quando não sabemos por onde ir... sem olhos doces, piedosas intenções e definições!
Um beijo

Monday, August 07, 2006 10:40:00 am  
Blogger Arti Honrao said...

I cannot understand what is mentioned here but the picture is expressive and simply beautiful!


Howz u?



Regards
Arti

Monday, August 07, 2006 5:24:00 pm  
Blogger João Barbosa said...

uma das coisas que mais tenho gostado neste teu blog é a qualidade e variedade poética. é claro que há poemas que gosto mais do que outros, mas isso faz parte e faz-me aplaudir-te com mais entusiasmo. boa! continua.

Monday, August 07, 2006 5:34:00 pm  
Blogger moonlover said...

Dear Arti, I will try to translate!

'Come this way'-some tell me with sweet eyes,
Given me their arms, and security,
How good would be if I listen to them
When they say'come this way'!
I look at them with tears eyes,
(There are, in my eyes, irony and tiredness)
And I cross my arms,
And never go that way...

------there is more-------

Oh, that nobody give me pity intentions!
Nobody tell me:'come this way'!
My life is a storm that got loose.
It's a wave that rise.
It's an atom more that cheer up...
I don't know were I go,
I don't know where to go,
-just know it's not that way!

I only put here 2 parts, there is more.
big kiss
moonlover

Monday, August 07, 2006 5:36:00 pm  
Blogger moonlover said...

Obrigada João, vou estar sem postar nada por uns tempos, tem a ver com o que diz neste poema, cada poema é uma parte de mim que fala, depende da disposição da altura e neste momento é dificil encontrar algum que exprima melhor.
Tambem tive algumas mal iterpretações ao que postei!!!

Monday, August 07, 2006 5:44:00 pm  
Blogger Arti Honrao said...

You r quite good @ translations :)
N thank u for taking the trouble to do that! I really appreciate it!!
The wordings are "powerful" as I had thought they would be.
Go well with the pic!

Regards
Arti

Thursday, August 10, 2006 7:49:00 pm  
Blogger moonlover said...

Thank you Arti ;)
all the best for you.

Thursday, August 10, 2006 8:05:00 pm  

Post a Comment

<< Home